domingo, 31 de maio de 2009


"Se eu pudesse me resumir, diria que sou irremediável".

Clarice Lispector

sábado, 23 de maio de 2009

Dia de paz.

Lindo dia de absoluto contato com a natureza, dia de acordar as 6hs da manhã com uma preguiçaaaaaaa, e partir para um longo dia de trilha em Angra, dia de respirar ar puro, de sentir cheiro de verde, de mato, de flor, de terra. Renovar as energias hoje foi o dia, ouvir o barulho da cachoeira também, mergulhar na água gelada (delícia de água gelada), de aquecer a alma com um solzinho de final de tarde, de dar aquela risada (não poderia faltar), dia de revigorar, de paz, de gente feliz, hoje foi o dia, dia de chegar ao fim, de sentir saudade da paz e tranquilidade da natureza presente, infelizmente, hoje ainda foi dia, de voltar a babilônia...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Não basta

...a minha paz
falta-me a tua pele
a temperatura da tua boca
as expressões do teu corpo
a química da tua presença

faltam-me palavras
capazes de exprimir
a falta que me fazes

Coragem

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Teste do Filtro Triplo


Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo? - Espera um minuto - respondeu Sócrates - Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo".

- Filtro Triplo?

- Sim - continuou Sócrates - Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa idéia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.

E continuou:

- O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?

- Não - disse o homem - o que acontece é que eu ouvi dizer que...

- Então - diz Sócrates - não sabes se é verdade.- Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?

- Não, muito pelo contrário...

- Então - continuou Sócrates - Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.

- O último filtro é UTILIDADE...

- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?

- Não, acho que não...

- Bem - concluiu Sócrates - se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?

Usemos o Triplo Filtro na nossa vida diária, cada vez que formos falar sobre alguém. (Sócrates)

Passeio Socrático.

Explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores o assediavam, ele respondia: ''Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz''. Frei Betto

Reflexão