terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Mahatma Ghandi


"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: alem do pão, o trabalho e a ação. E, quando tudo mais faltasse, para você eu deixaria se pudesse um segredo. O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída."
..
.
Defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes e ser merecedor (absurdo!). Lutou pela independência indiana, foi preso várias vezes e como diz o ditado, não há mal que não traga um bem, foi lendo na prisão que Gandhi descobriu a "Desobediência Civil" de Thoreau e os trabalhos de Tolstoy. Logo ele começou a perceber cada vez mais as possibilidades infinitas do "amor universal".
.
Advogado bem sucedido na áfrica do Sul, onde morou vinte anos, sem nunca deixar a Índia e sempre liderando o movimento de protesto para a conquista dos direitos indianos na África do Sul."Eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte". Suas decisãoes eram profundamente influenciandas pela crença Hindu, muito novo renunciou ao sexo, aos 36 anos, (coitada da mulher) Jejuava muito, Era vegetariano convicto, numa tentativa de respeitar formas superiores de vida, restringindo a sua dieta a plantas e vegetais. Usava o jejum frequentemente como estratégia política. Também passava um dia da semana em silêncio, ele acreditava, lhe trazia paz interior. Era contra o sistema convencional de educação em escolas, preferindo acreditar que as crianças aprenderiam mais com seus pais e com a sociedade. Na África do Sul, Gandhi e outros homens mais velhos formaram um grupo de professores que lecionava diretamente e livremente às crianças. Albert Einstein disse sobre Gandhi que as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.



"Tenha sempre bons pensamentos,
porque os seus pensamentos
se transformam em suas palavras.
Tenha boas palavras,
porque as suas palavras
se transformam em suas ações.
Tenha boas ações,
porque as suas ações,
se transformam em seus hábitos.
Tenha bons hábitos,
porque os seus hábitos,
se transformam em seus valores.
Tenha bons valores,
porque os seu valores,
se transformam no seu próprio destino."
..

.
" Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo invisível."

Um comentário:

Anônimo disse...

Possuo uma amiga RARA.
Uma amiga que me espanta.
Uma amiga que me agrada.
Uma amiga estonteante.
Uma amiga com enorme coração.
Uma amiga de uma beleza...
Uma amiga que ama emoção.
Uma amiga de uma certeza.
AMOR é AMIZADE
De Marcos para Amanda

Fiz agora pra você.
Pra mostrar o quanto admiro você.
BEIJÃO!!!