terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Frevo!

Madeira do Rosarinho
Vem a cidade sua fama mostrar
E traz com seu pessoal
Seu estandarte tão original
Não vem prá fazer barulho
Vem só dizer, e com satisfação
Queiram ou não queiram os juizes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aquí estamos,
Cantando esta canção
Viemos defender
A nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos Madeira, de lei,
Que cupim não roi
(Capiba)


Meu sangue ferveu...

Afinal é carnaval e estamos comemorando “apenas” 100 anos do nosso frevo! A energia desse povo, desse carnaval é uma bênção. Sorte dos que já tiveram oportunidade de conhecer, isso é mágico! Quantos carnavais memoráveis, bailes incríveis, fantasias inesquecíveis, quando ouvi: Acorda Recife, acorda... Que já é hora de estar de pé... Levanta, o carnaval começou... Fiquei arrepiada isso é muito bom e é nosso, nós que sentimos coisas inexplicáveis quando ouvimos esses sons. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. Para os que não sabem o frevo teve origem nos movimentos da Capoeira e a estilização dos passos foi resultado da perseguição infligida aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas dando lugar aos passistas! Eu aprendi dançar pequenininha, minha mãe me levava para todos os bailes, talvez isso explique minha paixão por carnaval e meu amor por esse ritmo que faz qualquer um ferver... Frevo!


Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor
O Elefante exaltando
A sua tradição
E também o seu explendor
Olinda esse meu canto
Foi inspirado em seu louvor
Entre confetes e serpentinas
Venho lhe oferecer
Com alegria o meu amor.
Olinda!
Quero cantar
A ti, esta canção
Teus coqueirais
O teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração
De amor a sonhar
Minha Olinda sem igual
Salve o teu carnaval

Um comentário:

Marcos Magarinos disse...

Gostei de saber a origem do Frevo. Realmente muito interessante, sempre soube que teve uma epoca que foi proibida a capoeira, só que a única consequencia que sabia disso era a de dizerem que capoeira era um dança e não arte marcial. Não sabia que havia tido outros efeitos. MUITO LEGAL MESMO!!!
Alias, vou copiar uma idéia sua ta. Vc é de Recife e falou de Frevo, me dando vontade de falar de Marchinha de Carnaval, afinal sou do Rio...hehehehe
BEIJÃO MINHA LINDA!!!